Um giro ao sol,ciranda poética

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Via Láctea

"Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso"! E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...

E conversamos toda a noite, enquanto
A via láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.

Direis agora! "Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?"

E eu vos direi: "Amai para entendê-las:
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas".


Olavo Bilac

Um comentário:

Flávia Braun disse...

Eu amoooo Bilac, em especial este poema, que é vaaaasto , composto, se não me engano, de XXXV partes ( sonetos ) sendo este ( o XIII )o mais lindo!
Eu sempre escutei e conversei com estrelas!
E hei de fazê-lo eternamente!
beijos, meu querido!